quarta-feira, 3 de abril de 2013

Rio Juruá transborda e já desabriga primeiras famílias


rio_juruaO nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul (AC) chegou a 13,52 metros na manhã desta segunda-feira (1), ultrapassando a cota de transbordamento que é de 13 metros. Segundo o Corpo de Bombeiros, ao menos quatro famílias já foram removidas das áreas inundadas para residências alugadas pela Prefeitura. Os bombeiros continuam monitorando os quatro bairros atingidos pela cheia, e outras casas podem ser desocupadas a qualquer momento, já que o nível das águas continua subindo.
“Nós estamos atentos e procurando prestar todo apoio necessário. A nossa previsão é de que o rio continue enchendo, isso porque nos municípios acima como Porto Walter, o nível das águas também está elevado”, informou o major Marcelo Araújo, comandante local do Corpo de Bombeiros, enquanto visitava a comunidade Boca do Môa, uma das mais afetadas.
Mais de mil casas voltaram a ficar sem energia elétrica nos bairros Lagoa, Miritizal, Olivença e comunidade Boca do Môa. A Eletrobrás informou que a medida é necessária para evitar acidentes e o restabelecimento da energia só acontecerá quando a situação voltar à normalidade.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o nível do Rio Liberdade localizado entre Cruzeiro do Sul e Tarauacá, que deixou centenas de desabrigados na semana passada, já baixou dois metros e está possibilitando o retorno de alguns ribeirinhos para as residências. O governo do estado e as prefeituras de Cruzeiro do Sul e Tarauacá continuam prestando assistência às vítimas, principalmente aos moradores que tiveram suas casas arrastadas pela correnteza.
Fonte: G1 – Genival Moura

Comunidade Ribeirinha ganha Páscoa solidária

Imagem Jamisson Souza da TV Juruá

A atividade foi realizada no sábado (30) na comunidade Foz do Paraná dos Mouras, distante do centro de Rodrigues Alves, quase duas horas de lancha. A ação foi realizada pela equipe do laboratório Labsul em parceria com a secretaria de Assistência Social do município. Ao total mais de 200 crianças participaram da atividade que aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Inency Mororó de Oliveira.
A atividade contou com a distribuição de picolés, refrigerantes, militos e ovos da páscoa. Além das guloseimas, a equipe brincou e se divertiu com a criançada. Muitos dos pequenos estavam ansiosos pela entrega do ovo da páscoa, mesmo sem nunca ter experimentado.
A ação é fruto dos atendimentos realizados no Laboratório Labsul. Conforme o número de atendimentos, é destinado uma determinada quantidade para a prestação desses serviços sociais em comunidades de difícil acesso. Este ano, o valor foi de quatro mil reais.
A Páscoa Solidária é uma iniciativa dos proprietários do Labsul e equipe que realiza o trabalho de cunho social deste 2007. A ideia surgiu de um pedido de uma criança. “Estava em Mâncio Lima e uma criança me pediu refrigerante para comer com bolo. Foi a partir desse pedido que tivemos a ideia de festejar datas comemorativas, como páscoa, dia das crianças e natal em comunidades mais distantes”, disse Dra. Waleska Siqueira Batista.
A ação é totalmente voluntária. Os funcionários não ganham hora extra por participar do evento. A recompensa é levar alegria e arrancar sorrisos da criançada. “Não há recompensa maior do que fazer as crianças sorrirem. Minha equipe ficou mais unida depois que começamos este trabalho. Ninguém reclama mais dos problemas que tem. Conheceram nessas ações, pessoas que realmente tem problemas e nem por isso reclamam, mas agradecem pelo que tem. A cada visita que realizamos volto para casa renovado”, disse Dr. Luiz Augusto.
Desde que começou a Labsul já promoveu atividades nos municípios de Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul e Guajará/AM, atendendo mais de 6000 mil crianças. Como critério para seleção do local, a equipe adota as características de comunidades distantes da zona urbana e de difícil acesso. Como parceira nesta atividade a prefeitura de cada município cede o transporte e os professores para orientar a equipe Labsul.
Glória Maria – Juruá On-line

Madeireiros peruanos são detidos explorando área de proteção no AC


Um grupo composto por oito madeireiros peruanos foi detido por autoridades brasileiras, explorando a área sul do Parque Nacional da Serra do Divisor, no Acre, para a retirada de madeiras nobres. A operação coordenada pela equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se encerrou nesta terça-feira (2) e encontrou acampamentos, estradas e cerca de 352 m³ de cedro que seriam transportados para o lado peruano.
Segundo o analista ambiental do ICMBio, Paulo de Sousa, que responde como chefe do parque, devido a dificuldade de acesso, a madeira foi inutilizada. Os acampamentos foram incendiados e equipamentos destruídos, entre eles, um trator de pequeno porte usado no transporte da madeira.
Mais informações no site G1-Acre


Ex-hansenianos realizam protesto em frente ao hospital dermatológico

Dermatologico
Representantes do MORHAH e pacientes do hospital dermatológico realizaram nesta terça-feira pela manhã uma manifestação pacífica em frente à unidade. Ele protestaram contra possíveis mudanças no regime de atendimento do hospital. A Sesacre já manifestou a intenção de transformar a unidade em um hospital de referência em doenças tropicais.
O ex-hansenianos, que em sua grande maioria vivem, nas proximidades do hospital, temem que com a mudança, eles percam a prioridade no atendimento. Outra preocupação é de que eles sejam vítimas de preconceito em outras unidades de saúde.
Segundo presidente do MORHAN em Cruzeiro do Sul, Raimundo Nonato a secretária de saúde, Sueli Melo, havia dito que aconteceria uma reunião com a entidade. “Já se passaram duas semana, e até hoje não fomos chamados ou avisados em nada”
Itamar de Sá, representante do governo do estado afirmou que ainda não existe nenhuma decisão tomada pela SESACRE e que o MOHAN será ouvido Ele reafirmou o compromisso do governador Tião Viana para com os hansenianos “Todos sabem do carinho e do compromisso do governador Tião Viana para com a comunidade de hansenianos”, ressaltou
Redação Juruá On Line