imagem Jamisson Souza da TV Juruá |
Encerrou na quarta-feira (24) em Cruzeiro do Sul uma oficina promovida pela Secretaria de Saúde do Acre e Ministério da Saúde para avaliar, monitorar e planejar, as ações da atenção básica de saúde no município. Dezenas de profissionais, entre eles, coordenadores de áreas estiveram envolvidos nos debates.
Segundo o médico palestrante, Ubirajara Picanso, a oficina buscou treinar os profissionais da região em gestão da atenção básica. “No planejamento foram identificados alguns problemas que estão sendo priorizados para serem enfrentados”, comentou.
O coordenador da atenção básica do município Edir do Nascimento apontou a mortalidade infantil, falta de integração entre equipes e saúde indígena como os principais problemas levantados.
O indígena Edilson Katukina concorda que a saúde indígena seja uma questão muito séria a ser melhorada. Apesar do Governo Federal destinar uma verba específica para o serviço de saúde nas aldeias, ele diz que as ações são insuficientes para que o atendimento aconteça como deveria.
Da redação do Site Juruá Online