imagem jamisson souza da tv jurua |
Os moradores da Comunidade Profeta, localizada às margens do Rio Juruá, no município de Rodrigues Alves estão vivendo um surto de malária que chega a assustar. O crescimento no número de casos ultrapassou 400% em relação ao mesmo período do ano passado e a maioria das vítimas é criança.
O setor de Endemias gerenciado pelo estado informou que tem intensificado as ações na comunidade e mesmo assim, a malária não para de fazer novas vítimas. Recentemente foi firmada uma parceria com a Secretaria de Obras do município, que está enviando máquinas para drenar tanques e açudes improdutivos, que contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da malária.
O número de casos em todo município quase não apresentou crescimento, a maior preocupação é com a comunidade profeta. Para Sergio Argimon, médico veterinário do Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Regional do Vale do Juruá, o acréscimo se deve a uma série de fatores.
“Estamos em uma época do ano que favorece a proliferação do mosquito transmissor da malária. Não adianta usar mosquiteiro impregnado, se os remédios não são tomados de forma adequada pelo paciente. E se a maioria dos moradores deixa que os agentes realizem a borrifação intradomiciliar e uma ou outra pessoa não permite, isso também é prejudicial, pois o mosquito continuará circulando e transmitindo a doença”, comentou.
com informações de Glória Maria