A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul realizou na manhã desta quinta-feira (16) a retirada de pelo menos duas famílias que residem em área de risco, localizadas na Avenida Rio Juruá, no Bairro Miritizal. O desbarrancamento do terreno onde as casas ficavam situadas foi ocasionado devido o nível do rio Juruá reduzir, após uma cheia repentina. A defesa Civil está desmanchando as casas, feitas em madeira, para reconstruir em outro terreno no Ramal da Preguiça.
Nos últimos três anos cerca de 20 famílias foram removidas de suas casas em Cruzeiro do Sul ao longo dos rios Juruá e Moa. Segundo o Tenente Melo, administrador de desastres de Cruzeiro do Sul, além de inspecionar a área atingida, a defesa civil também está apoiando no transporte dos móveis e madeira para os terrenos que pertencem aos próprios afetados.
“Aqui no bairro do Miritizal tem cinco pontos que fazemos o monitoramento constante. Aqui como foi constatado, a erosão está causando perigo a essas famílias. Estamos dando o apoio no desmanche da residência e com os caminhões para levar e montar novamente”, explicou.
De acordo com a Defesa Civil, as áreas de desbarrancamento nos rios da cidade passam por monitoramentos periódicos, sendo necessário em alguns casos realizar a retirada de moradores.
Informações juruaonline
Informações juruaonline