quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Delegada fala sobre menina de 14 anos estuprada na frente dos irmãos

Delegada Carla Ívane de Brito

A delegada Carla Ívane de Brito, da delegacia de proteção à mulher e o menor de Cruzeiro do Sul, encaminhou para o Presídio Manoel Néri da Silva, na tarde de segunda-feira (24), um homem acusado de estuprar a sobrinha de 14 anos que faz tratamento psiquiátrico. Ela preferiu não divulgar o nome do acusado, mesmo se tratando de um ex-presidiário porque entende que poderia expor a vítima.
O caso aconteceu na Vila Alagoinha, BR-364, no domingo (23). Segundo a delegada, a garota estava em casa com os irmãos menores enquanto os pais trabalhavam. O acusado pediu dez reais emprestados na casa, e quando a menina foi entregar acabou arrastada para dentro do quarto onde foi estuprada na frente das outras crianças. A vítima foi encontrada desmaiada por uma vizinha que comunicou o fato à polícia.
O acusado que já tem várias passagens pela polícia foi preso no dia seguinte, no centro de Cruzeiro do Sul por um investigador da Polícia Civil. Os exames realizados na garota comprovaram o estupro.
Genival Moura do Site Juruá Online

Cruzeiro do Sul terá competição entre embarcações inventadas na própria cidade

imagem TV Juruá

As pequenas embarcações de madeira e fibra que começaram a ser fabricadas no Bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul, foram batizadas de bajolas. Confeccionadas em madeira e fibra, esses pequenos barcos podem atingir uma velocidade acima de 60 quilômetros por hora. Até uma cooperativa dos chamados bajoleiros já foi criada com o incentivo do governo. No próximo dia, 28 de setembro, aniversário de Cruzeiro do Sul acontecerá uma corrida entre as embarcações e um concurso que vai escolher a garota bajola 2012.
Para o evento, será montado um palco e tendas numa praia próxima a ponte do Rio Juruá, de onde o público vai assistir a disputa entre cerca de 50 bajoleiros. A organização é da Cooperbajola e da Secretaria de Indústria do Governo do Estado.
imagem TV Juruá
Os profissionais da indústria naval da cidade tiveram a ideia, de criar um pequeno barco, que aliasse velocidade ao baixo consumo de combustível, diferente das voadeiras com seus motores potentes e bom desempenho, mas nada econômicos. Foi daí que surgiram as bajolas, após vários testes e adaptações.
A competição será um meio de divulgar o produto cada vez mais procurado nas indústrias. O governo já anunciou um grande investimento em uma indústria que vai agrupar todos os profissionais dos serviços navais de Cruzeiro do Sul, para incentivar as ideias criativas dos referidos profissionais.
Da redação do Site Juruá Online

Bandidos arromba loja e levam 30 mil

Imagem da TV Juruá

Bandidos voltam a fazer arrombamentos no centro de Cruzeiro do Sul, desta vez foi à loja Unilar que fica localizada no centro da cidade.

Segundo informações do proprietário, os “bandidos tentaram entra cerrando os cadeados, mas os cadeados tem proteção não deu pra entra sem quebrar a grade de ferro ai eles foram pra porta” desta forma os bandidos a entram na loja.

Os bandidos foram direto ao escrito que fica no fundo da loja, onde estava o cofre os bandidos levaram 30 mil em dinheiro, cheques pré-datados, cartões de créditos e a documentação que estava no cofre.

Semana passada lojas do centro da cidade vinha sendo alvo de ladrões. A policia civil prendeu dois dos acusados de estarem praticando este tipo de crime. Já no caso da loja Unilar a policia já começou as investigações, mas ate o momento não tinha pista dos criminosos  

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A semana Nacional de Trânsito é encerrada com duas mortes


Na manhã de terça feira ouve o encerramento da semana nacional de trânsito com uma caminhada no centro de Cruzeiro do Sul, escolas de ensino médio junto com funcionários da primeira CIRETRAN estiveram presente na caminha.

Teve como tema não exceda a velocidade, preserve a vida. Foram realizadas nas escolas de Cruzeiro do Sul palestras para alunos e funcionários com intuito de conscientizar da importância de buscarem a evitar acidentes de trânsito, blitz educativas com entrega de panfletos durante toda semana.

Durante a semana nacional de trânsito ocorreram duas mortes. Um foi envolvendo um ciclista e um ônibus. O outro foi na BR-364 com pedestre atropelado por um carro que ate o momento não foi identificado. 

Com informações de Juruá Online

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Preso ribeirinho que sequestrou, estuprou e engravidou seis vezes a própria filha


Dos seis filhos gerados dois são deficientes. Crianças viviam em situação de abandono. Mulher foi sequestrada aos 10 anos de idade.

Imagem Jamisson Souza da TV Juruá
Uma equipe de policiais civis da Delegacia de Proteção à Mulher de Cruzeiro do Sul (AC) realizou uma operação para chegar à casa do ribeirinho, João Ribeiro das Chagas, 63 anos, acusado de estupro, sequestro e cárcere privado da própria filha de 29 anos. A polícia acompanhada de um conselheiro tutelar viajou 2h30min de carro pela BR-364 até o Rio Gregório, a 120 quilômetros de Cruzeiro do Sul. A viagem teve continuidade com mais 5 horas de barco até a residência do suspeito, localizada no Seringal Bacuri.
A casa foi cercada e o criminoso não teve como fugir. No local foram encontradas seis crianças fruto da relação incestuosa. A mais velha é uma menina com 10 anos de idade, o mais novo tem nove meses. Um menino de três anos com deficiência vivia isolado em um ambiente insalubre.
“É muito triste e desumano, nem animal é tratado dessa forma. Vamos levar essa mulher e as crianças para que a partir de agora, com o apoio do poder público, elas possam alcançar a cidadania. As crianças necessitam de atendimento de saúde urgente e em seguida serão levadas para um abrigo”, disse em lágrimas o conselheiro tutelar, Claudio Cândido.
Nenhuma das crianças é registrada, a mulher vítima dos crimes não sabe dizer o próprio nome completo. Ela diz que foi abusada pelo pai aos 10 anos dentro de um matagal e em seguida foi sequestrada. A polícia suspeita que outras crianças possam ter sido geradas  pela relação proibida e não tenham sobrevivido.
Acusado, vítima e as crianças foram encaminhadas para Cruzeiro do Sul. Segundo a delegada Carla ívane de Brito, o acusado João Ribeiro das Chagas vai responder por estupro, sequestro, cárcere privado, além de abandono material e intelectual. A mulher e as crianças já foram acolhidas em abrigos públicos.
Da redação do Site Juruá Online com informações da Reportagem de Erisney Mesquita e Jamisson Souza da TV Juruá

Moradores esperam ajuda após estragos causados por temporal


Na manhã de segunda-feira (24) o desempregado, Gilmar Silva de Souza, morador no Bairro Miritizal, procurou o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, para requisitar um laudo comprovando que a casa dele foi quase toda destruída após a queda de uma árvore. O acidente aconteceu durante um temporal na tarde de sábado (22), em Cruzeiro do Sul.
Além dos estragos na casa de madeira, a queda da árvore arrastada pelo vento quebrou móveis e eletrodomésticos. O laudo do Corpo de Bombeiros será apresentado na Secretaria de Assistência Social onde o morador pretende pedir ajuda.
Outras três famílias vítimas do temporal estão hospedadas na Associação de Moradores do Bairro da Várzea. Suas casas tiveram o telhado arrancado, enquanto isso, aguardam no abrigo com o auxílio da Prefeitura. Foram registrados danos também em residências nos bairros Cobal e Remanso.
Na hora do temporal, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 20 ocorrências, não foram registradas vítimas, mas houve muitos cortes de árvores que ameaçavam famílias e outras que chegaram a cair sobre residências.
Além da Secretaria de Assistência Social, a Secretaria de Obras do município está fazendo um levantamento dos prejuízos e pode auxiliar os moradores na reconstrução das casas.
Genival Moura do Site Juruá Online

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Carpinteiro continua presenciando fenômenos paranormais em casa


Sete meses após ter sua história divulgada, homem de 46 anos afirma que coisas estranhas seguem acontecendo.

O carpinteiro Adílio Correia da Silva, morador em um vilarejo localizado na margem direita do Rio Juruá, também conhecido como Bairro Olivença, relata que já há quase 3 anos está vivendo uma situação desesperadora junto com a esposa, Antônia Luíza Lopes de Oliveira, que tem a mesma idade do marido.
Atualmente ele afirma que escuta com muita frequência, gritos estranhos e observa junto com outras pessoas da família, objetos voando pela casa. Antes, móveis, roupas e as paredes incendiavam a qualquer hora do dia ou da noite de forma inexplicável, conforme o carpinteiro. “Agora as coisas ainda pegam fogo, mas não é como antes”, comenta enquanto mostra partes da casa que teriam sido atingidas pelas chamas.
Um vizinho chega a afirmar que já presenciou um motor de barco desafiando a lei da física, voando próximo a casa de seu Adilho, que confirma a história.
Tudo teria começado quando a esposa do carpinteiro sentiu um impacto na perna esquerda e começou a ficar doente. Mesmo procurando atendimento médico, o quadro clínico só se agravou e atualmente ela não consegue andar. O casal afirma que antes apareciam com frequência cartas com grafia de difícil entendimento e mensagens escritas no piso de madeira da casa.
Seu Adílio já procurou ajuda de religiosos, mas os fenômenos que seriam sobrenaturais continuam. Ele ainda deposita suas esperanças numa mulher que seria espécie de maga, mas ela cobraria R$ 500,00 para afastar os maus espíritos de perto da família. O carpinteiro não dispõe da quantia exigida e chegou a pedir ajuda na Prefeitura para conseguir o dinheiro, mas não obteve resposta.
Genival Moura do Site Juruá Online

Incêndio florestal consome 40 hectares em Mâncio Lima


Brigadistas da Brigada PrevFogo contratada pelo Ibama, para atuar na Região do Vale do Juruá, levaram cerca de 12 horas, para controlar um incêndio, que consumiu 40 hectares de vegetação atingido pelo menos três propriedades, plantações e pastos.
O trabalho teve início na tarde de quinta-feira após uma ligação para o serviço de emergência em Cruzeiro do Sul e só terminou por volta das 3h da madrugada de sexta-feira (21). Os brigadistas não puderam usar sós as técnicas de abafamento e resfriamento, tiveram que construir um aceiro com 600 metros de extensão e provocar outro incêndio em sentido contrário, isso porque as chamas chegavam a 4 metros de altura.
Segundo Gleisson Gama, chefe da Brigada PrevFogo, o incêndio partiu de uma propriedade rural, onde o produtor ateou fogo em um roçado sem tomar as medidas adequadas de prevenção. Mesmo com a proibição das queimadas, alguns produtores ainda se arriscam em preparar a terra do modo tradicional e precisam construir os aceiros de modo que não possa colocar em risco as áreas de floresta, conforme explicou o chefe da brigada.
O trabalho da brigada começa no mês de julho quando já são registrados focos de calor, por isso, Gama defende uma contratação antecipada dos brigadistas para o trabalho de prevenção e conscientização que é realizado em escolas e comunidades na zona rural que tem contribuído para a redução no número de queimadas.
Da redação do Site Juruá Online

Jovem morre atropelado na BR-364 próximo à Cruzeiro do Sul


Vila Santa Luzia/ Foto: Voz do Norte
O acidente aconteceu nas imediações da Vila Santa Luzia, a 66 quilômetros de Cruzeiro do Sul, no fim da tarde de sábado (22). O estudante Clenilton do Nascimento Mendonça, 17 anos, foi atropelado por um carro e o motorista não parou prestar socorro.
O jovem foi atendido no local, por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu às lesões internas que sofreu com a batida e morreu a caminho do Pronto Socorro.
Uma testemunha informou à polícia, de que se tratava de um veículo modelo saveiro de cor prata. O motorista ignorou o atropelamento e seguiu viagem. Até domingo, a polícia ainda não tinha identificado o condutor que poderá responder pelo crime de trânsito e omissão de socorro.
De acordo com informações dos profissionais do SAMU, a vítima teve traumas internos e mesmo diante da adoção de todos os procedimentos para salvá-la, não resistiu à viagem até a unidade de saúde.
Da redação do Site Juruá Online

Diretor da ANP afirma que indícios de petróleo no Acre são promissores


O diretor da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Helder Queiroz, anunciou nesta quarta-feira (19), para público superior a 300 pessoas, que os indícios de petróleo no Acre são “promissores”.
O anúncio foi feito durante Seminário sobre os desafios da Política Externa Brasileira que debateu o papel do mercado energético na gerência das políticas externas.
Segundo Helder Queiroz, a ANP está realizando no Acre estudos para identificar petróleo na região. Um trabalho que faz parte da estratégia nacional de conhecer as potencialidades do subsolo brasileiro.
Na avaliação da presidenta da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), idealizadora do Seminário, que debateu energia, as pesquisas são importantes e podem colaborar para incrementar a economia no Acre. “É animador a possibilidade de petróleo no Acre. Isso é garantia de recurso que irá incrementar nosso desenvolvimento.
O que precisamos agora é acompanhar de perto o processo para garantir a preservação ambiental, ao mesmo tempo, que viabilizar a exploração. Nunca vi ninguém ter petróleo e abrir mão dele. Por isso, nós vamos explorar. O governador Tião Viana está correto quando se dedica a esse assunto”.
Ao comentar o tema pelas redes sociais, o governador do Acre, Tião Viana, anunciou que a diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, visitará o Estado. Segundo Viana, petróleo no Acre é “uma vertente estratégica do nosso desenvolvimento futuro”.
Assessoria da deputada Perpétua Almeida

Jovem é preso com droga e arma que utilizava para ameaçar moradores


A Polícia Civil de Cruzeiro do Sul prendeu na tarde de quinta-feira (20), no Bairro Cruzeirão, Nildo Amorim de Andrade, 20 anos, acusado de tráfico de drogas e posse ilegal de arma. Com ele foram apreendidos 100 gramas de pasta base de cocaína e mais 40 trouxinhas do mesmo produto que estavam prontas para serem comercializadas.
O rapaz confessa que vendia droga, mas afirma que começou há três meses, depois que sofreu um acidente e não teve mais condição de fazer um serviço braçal.
A Polícia apreendeu em sua posse, uma garrucha calibre 40 e três munições. Segundo o delegado, Elton Futigami, o acusado usava a arma para ameaçar moradores do bairro e até crianças.
Além do tráfico de drogas, Nildo também vai responder por posse ilegal de arma de fogo e será investigado pelas ameaças.
Da redação do Site Juruá Online

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Debate na TV esquenta campanha para prefeito em Cruzeiro do Sul

Foto Genival Moura

No início da tarde de sexta-feira (14), a TV Juruá proporcionou o primeiro debate televisionado, entre candidatos a prefeito da história de Cruzeiro do Sul. Vagner Sales (PMDB) candidato a reeleição, debateu durante duas horas com o concorrente deputado federal, Henrique Afonso (PV), que pela segunda vez coloca seu nome para disputar a prefeitura da cidade.
O debate foi considerado equilibrado e com poucos momentos tensos entre os candidatos. Porém, do lado de fora da emissora, centenas de militantes de ambas as coligações fecharam as ruas exibindo bandeiras, proferindo gritos de guerra e disparos de fogos de artifício. A Polícia Militar se colocou entre os militantes, para prevenir qualquer tumulto ou confronto.
No primeiro bloco do debate mediado pelo jornalista, Nelson Liano Junior, os candidatos responderam a seguinte pergunta: Porque o senhor quer ser prefeito de Cruzeiro do Sul e qual o seu principal projeto para a cidade? Vagner Sales, o primeiro a responder, aproveitou para lembrar que encontrou a prefeitura sem nenhuma estrutura e que hoje já existe, segundo ele, um planejamento. “Tem várias obras importantes para serem feitas, ou para terem continuidade, na área de saúde, educação, saneamento básico. Temos o objetivo também, de construir um aterro sanitário e o plano diretor que a nossa cidade tanto precisa, por estar em pleno desenvolvimento”, disse.
Henrique Afonso fez críticas às ações da Prefeitura e disse que o prefeito tem que cuidar da cidade, realizar programa de limpeza pública, garantir a iluminação pública, assegurar que a coleta do lixo aconteça, funcionamento regular de postos de saúde e garantir a educação fundamental e infantil que são obrigações constitucionais da Prefeitura.
“Uma cidade que não vive mais no isolamento, seu gestor tem que ter uma visão estratégica de ser um grande referencial de produção, investir nas atividades industriais para melhorar o mercado de trabalho e valorizar a produção agrícola. Aqui temos a melhor farinha, o melhor feijão e capacidade para explorar o turismo numa região de maior biodiversidade do planeta”, comentou.
No segundo bloco, os candidatos responderam perguntas da população, no terceiro bloco, responderam perguntas gravadas de jornalistas da emissora e no quarto bloco fizeram perguntas entre se, foi quando o debate esquentou.
Henrique Afonso questionou o asfaltamento de um trecho de ramal que dá acesso à fazenda do atual prefeito. Sales explicou que o recurso seria para dar continuidade ao Ramal do Canela Fina e teve que saltar um trecho porque já havia uma emenda parlamentar para ser executada pelo governo, por isso, o ramal chegou até a sua fazenda. Ele fez questão de explicar que a estrada beneficia dezenas de produtores que moram ao longo dela.
Vagner Sales acusou Henrique Afonso de não morar em Cruzeiro do Sul, porque nas suas declarações junto à justiça eleitoral estariam constando uma casa em Rio Branco, uma chácara em outro município e quatro carros, sendo que nenhum dos bens seriam de Cruzeiro do Sul. “Meu pai e minha mãe são daqui, todo mundo sabe que o meu umbigo está enterrado aqui e fui vereador em Cruzeiro do Sul. Eu tenho uma casa, tinha outra mais vendi e não preciso dizer por que. Financiei outra casa, hoje moro no Bairro da Escola Técnica com a minha família”, comentou Henrique Afonso.
No último bloco, com o tempo de três minutos cada, os candidatos fizeram suas considerações finais. Depois de concederem entrevista a imprensa, saíram escoltados por policiais até se juntarem aos seus respectivos militantes e saírem em carreata.
Foto Genival Moura do jurua online

Foto Genival Moura  do jurua online

Foto Genival Moura  do jurua online

Foto Genival Moura  do jurua online
Reportagem Genival Moura do Site Juruá Online

Preso homem acusado de falsificar dinheiro em Cruzeiro do Sul



Imagem reprodução TV Juruá
A Polícia Civil do município de Cruzeiro do Sul prendeu em flagrante na tarde de quinta-feira (20), Isael Santos Farias, o Diabo Loiro, 22 anos, acusado de falsificação de moeda. Com ele, a equipe de policiais chefiada pelo delegado Elton Futigami apreendeu R$ 1140,00 em cédulas falsas de cem e dez reais.
Segundo o delegado, o Diabo Loiro não tem grandes conhecimentos na área de informática, usava apenas uma impressora multifuncional para escanear as notas verdadeiras. O equipamento utilizado era sempre de uma mesma marca e modelo que facilitava a retirada da imagem de forma igual nos dois lados do papel, deixando pronto para o recorte.
Ainda de acordo com as investigações da Polícia Civil, o acusado se reunia com outros estelionatários e trocava uma quantidade maior de dinheiro falsificado por cédulas verdadeiras. O grupo se encarregava de distribuir no mercado e conseguir o lucro.
O levantamento realizado pelos policiais mostra ainda que o acusado também emplacava suas moedas falsas no comércio internacional de drogas. “Traficantes que saiam da Região do Vale do Juruá realizavam negócios com peruanos, inicialmente com moedas verdadeiras, e posteriormente faziam parte do pagamento com as notas falsas de Diabo Loiro”, comentou o delegado Elton Futigami.
Genival Moura do Site Juruá Online

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Ciclista morre atropelado por ônibus ao tentar pegar boné


O acidente aconteceu às 7h30 de quarta-feira (19), no quilômetro 01 da rodovia estadual AC-405, que liga o centro de Cruzeiro do Sul ao Aeroporto Internacional da cidade. Francisco Clerto Silva Ferreira, 25 anos, seguia em sua bicicleta para o depósito onde trabalhava como carregador, quando foi atropelado por um ônibus da empresa Real Norte. Ele ficou em estado gravíssimo foi levado ao Pronto Socorro, mas não resistiu.
De acordo com o motorista do ônibus, José Francisco Silva Freitas, o cliclista tentou evitar que o seu boné caísse na pista e acabou entrando na frente do ônibus. Freitas disse ainda que conseguiu desviar da bicicleta com a dianteira do veículo, mas a vítima acabou sendo atingida pela lateral do ônibus. A versão do motorista foi confirmada por uma testemunha que presenciou o acidente.

Francisco Clerto morreu no Pronto Socorro
O rapaz ferido foi socorrido incialmente por um bombeiro e em seguida por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU). A coordenadora do serviço, Solange de Souza disse que foi feita reanimação e hidratação para que o paciente chegasse ao Pronto Socorro. “Tinham várias lesões, o períneo aberto, provavelmente fratura de bacia e visíveis deformidades no fêmur e uma das pernas semi-amputada”, comentou.
No Pronto Socorro, a vítima foi atendida por uma equipe médica do Hospital do Juruá e encaminhada às pressas para uma cirurgia. O paciente que havia perdido muito sangue teve seguidas paradas cardíacas e morreu durante o procedimento, segundo informou o médico Heitor Mesquita, diretor clínico da unidade.
Genival Moura do Site Juruá Online