quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Cruzeiro do Sul terá competição entre embarcações inventadas na própria cidade

imagem TV Juruá

As pequenas embarcações de madeira e fibra que começaram a ser fabricadas no Bairro da Lagoa, em Cruzeiro do Sul, foram batizadas de bajolas. Confeccionadas em madeira e fibra, esses pequenos barcos podem atingir uma velocidade acima de 60 quilômetros por hora. Até uma cooperativa dos chamados bajoleiros já foi criada com o incentivo do governo. No próximo dia, 28 de setembro, aniversário de Cruzeiro do Sul acontecerá uma corrida entre as embarcações e um concurso que vai escolher a garota bajola 2012.
Para o evento, será montado um palco e tendas numa praia próxima a ponte do Rio Juruá, de onde o público vai assistir a disputa entre cerca de 50 bajoleiros. A organização é da Cooperbajola e da Secretaria de Indústria do Governo do Estado.
imagem TV Juruá
Os profissionais da indústria naval da cidade tiveram a ideia, de criar um pequeno barco, que aliasse velocidade ao baixo consumo de combustível, diferente das voadeiras com seus motores potentes e bom desempenho, mas nada econômicos. Foi daí que surgiram as bajolas, após vários testes e adaptações.
A competição será um meio de divulgar o produto cada vez mais procurado nas indústrias. O governo já anunciou um grande investimento em uma indústria que vai agrupar todos os profissionais dos serviços navais de Cruzeiro do Sul, para incentivar as ideias criativas dos referidos profissionais.
Da redação do Site Juruá Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário