segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Em ação rápida, PM recupera motocicleta roubada no bairro Habitasa em Rio Branco

Assessoria de comunicação PMAC
Uma guarnição do 1º Batalhão da Polícia Militar do Acre (PMAC) recuperou na tarde deste sábado, 25, uma moto roubada na rua Equador, bairro Habitasa.
Os militares foram acionados via Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) e, ao chegar ao local, a vítima relatou ter sido abordada por dois homens armados com um revólver, que levaram sua moto Honda Bros, de cor preta. Em seguida, fugiram em direção ao bairro Cadeia Velha.
Rapidamente, os policiais iniciaram as buscas na direção indicada pela vítima e localizaram o veículo roubado próximo a uma região de mata na rua Gomes Machado, bairro Cadeia Velha, às margens de um Igarapé.
Segundo a vítima, teria anunciado o veículo para venda na internet e aguardava o suposto comprador quando aconteceu o roubo.
A moto foi conduzida para Delegacia de Flagrantes (Defla), para que fossem tomadas as medidas cabíveis.
*Dicas de Segurança ao negociar pela internet*
A PMAC orienta as pessoas que pretendem vender ou comprar bens via internet que, no momento de fechar o negócio, atentem para as seguintes dicas:
- Combine um local público, que ofereça um ambiente razoavelmente seguro.
- Avise a outras pessoas sobre a venda e onde será feita negociação.
- Sempre que possível, vá acompanhado.
- Ao suspeitar de que algo está errado, acione a Polícia Militar.


sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Com apoio da Armada Boliviana, Policiais Militares recuperam caminhonete roubada





Após receberem informações sobre o roubo de uma caminhonete ocorrido em Rio Branco na madrugada do dia 23, militares do 4º Batalhão (município de Plácido de Castro) lograram êxito em sua recuperação. A caminhonete, modelo S-10, ainda tinha um quadriciclo em sua caçamba, ambos levados pelos assaltantes.

Foi possível identificar, através de sistema de monitoramento, que os veículos adentraram a Vila Puerto Evo Morales e com o apoio imprescindível da Armada Naval Boliviana, uma ação rápida fora realizada para recuperação dos veículos, localizados próximo à comunidade boliviana Santa Rosa.

Essa foi mais uma ação bem sucedida realizada entre a PMAC e as forças de segurança Bolivianas no combate aos criminosos que utilizam a fronteira como rota de fuga para veículos roubados no Brasil.

Informações Ascom/PMAC

Tentativa de homicídio no bairro João Alves

Uma tentativa de homicídio foi registrada na manhã desta quinta-feira (23), por volta das 8h, no bairro João Alves, na frente do Teatro dos Náuas. O jovem Yure Cassiano, vendedor de rapé, foi atingido com quatro disparos de arma de fogo, no momento que fazia a entrega do produto. Os suspeitos solicitaram que a vítima entregasse o rapé, e no momento de receber o pagamento atiraram contra Yure. Esse é a primeira tentativa de homicídio registrada em Cruzeiro do Sul neste ano.
“Esse jovem, Yure Cassiano, que é vendedor de rapé, alega que recebeu uma ligação, onde foi feita uma encomenda e pediram para fazer a entrega, e ao chegar no local, a pessoa chegou em uma motocicleta com um garupa, que sacou uma arma de fogo. O Yuri tentou ainda correr, mas tomou quatro tiros, foram efetuados vários disparos de arma de fogo”, contou o delegado Alexnaldo Batista.
O jovem foi atendido pelo Samu ainda no local, e encaminhado para o Pronto Socorro do Hospital do Juruá. Segundo o delegado, os médicos informaram que o jovem está fora de perigo, mas deve passar por procedimento cirúrgico. Ele enfatizou que as investigações já estão em curso.
 “Quando ele se recuperar vamos ouvi-lo e tentar identificar essas pessoas. A Policia Civil já iniciou as investigações, e mais para frente teremos a confirmação de todo esse cenário criminoso”

Informações juruaonline

Polícia não acredita que “Rambo” tente voltar para Cruzeiro do Sul

O comandante interino da Polícia Militar de Cruzeiro do Sul, capitão Éber, não acredita que o assaltante cruzeirense José Valdenes Viana da Silva, o Rambo, que é um dos fugitivos do Presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco, tente voltar para a cidade.
Éber cita que a Polícia Militar está atenta, mas que o foragido deve estar na região da capital. “Creio que ele não vem pra cá, pois aqui por ser menor fica mais fácil dele ser capturado. Mas estamos de prontidão”.
Outro fato que não favoreceria Rambo, é que a facção que atua no Juruá é rival à que ele pertence.
José Valdenes é considerado um dos líderes da fuga ocorrida na madrugada da última segunda-feira, 20, do Presídio Francisco D’ Oliveira Conde, onde ele cumpria pena de 47 anos pelo homicídio de um sargento da PM de Cruzeiro do Sul durante um assalto.
O latrocínio aconteceu em 2014. Durante o assalto de R$ 80 mil ao empresário João Gaspar, mais conhecido como Garapa, Rambo matou com um tiro nas costas o sargento, M. Araújo, que fazia a segurança do empresário Garapa.
Rambo foi preso em Rio Branco pra onde fugiu depois do crime. Foi capturado, levado para Cruzeiro do Sul, sentenciado a 47 anos de prisão e enviado pra cumprir sentença na capital por ser considerado de alta periculosidade.
Com informações: AC24horas

Preso que engoliu celular pode passar por cirurgia para retirada do aparelho

Um dos presos pegos com um celular no estômago durante revista por scanner corporal na Unidade Penitenciária Evaristo de Moraes, em Sena Madureira, passou a noite com o aparelho dentro do corpo e teve de ser transferido para Rio Branco. Nesta quinta-feira, 23, ele deve ser avaliado por uma equipe médica para decidir se ele deverá passar por cirurgia para retirada do aparelho.
Em entrevista ao G1 Acre, o diretor da unidade, Denis Araújo, explicou que o outro detento conseguiu expelir o aparelho através do vômito. A situação se torna inusitada porque geralmente os presos costumam envolver o celular em algum material, que facilita a remoção. Mas nestes dois casos, os aparelhos foram ingeridos sem nenhum tipo de proteção.
Para os agentes penais, os aparelhos conseguiram adentrar o presídio após serem jogados sobre os muros da unidade, localizada na região urbana da cidade. O reeducando que conseguiu “vomitar” o celular vai sofrer punição de dez dias e um procedimento administrativo vai ser instaurado para apurar o caso.
O outro que foi transferido para avaliação médica em Rio Branco ficará de sanção, ainda deve ser aberto uma sindicância e ele pode pegar até mais 20 dias de corretivo – onde fica isolado e perde o direito a visitas e banho de sol.
Com informações do G1/Acre

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

30 projetos são aprovados no Quinto Edital de Incentivo á Cultura em Cruzeiro do Sul


Criada em 2016 pela atual gestão municipal, a Lei de incentivo à Cultura já teve mais de 300 projetos encaminhados à Secretaria Municipal de Cultura de Cruzeiro do Sul, e mais de 150 executados em diversas áreas como dança, Teatro, musica, ponto de cultura, Artesanato, artes visuais, patrimônio histórico entre outros gerando o resgate da cultura regional e o despertar de novos talentos.
Na manhã desta terça feira 30 projetos aprovados  no quinto Edital de incentivo á Cultura de 2020 foram apresentados, tendo passado por critérios fundamentais para aprovação. Outros 4 projetos serão avaliados pela comissão organizadora e ainda tem chance de assegurar vaga nas apresentações.

Com o apoio do Sebrae instituições financeiras vão realizar palestra de Cooperativismo de Crédito

A idéia é levar a empresários da cidade, informações e opções sobre linhas de créditos com juros menores que possam atender a necessidade das empresas locais. A palestra acontece na próxima terça feira dia 28 no auditório do senac

Polícia recaptura seis foragidos Seis do presídio Francisco d’Oliveira Conde

O trabalho de busca continua pelos detentos que fugiram do presídio estadual Francisco d’Oliveira Conde, em Rio Branco. Até a manhã desta terça-feira, 21, seis dos 25 que estavam foragidos já foram recapturados.
As diligências, segundo o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) se estenderam durante toda a madrugada desta terça. A identificação dos presos que foram pegos ainda deve ser divulgada pela secretaria de Segurança Pública do Estado.
Polícias devem continuar os trabalhos até chegar a todos os foragidos que escaparam do presídio nessa segunda-feira. 

Polícia Militar apreende arma de fogo no bairro novo Calafate

A Polícia Militar do Acre, na noite deste domingo (19/01), foram informados via CIOSP que, no Bairro Novo Calafate, havia um indivíduo realizando disparos de fogo em via pública, chegando ao local do ocorrido a guarnição visualizou um nacional portando as mesmas características repassadas pelo CIOSP, e em fundada suspeita. Ao tentarem realizar a abordagem o indivíduo entrou em uma residência, e a guarnição com a devida autorização do proprietário entrou e realizou buscas no local. Foi possível encontrar uma arma de fabricação caseira calibre 22.
Os autores do crime e a arma foram entregue a Delegacia dr Polícia Civil para os encaminhamentos devidos.


Informações PM

domingo, 19 de janeiro de 2020

PM prende assaltantes, recupera veículos roubados e apreende arma de fogo em Cruzeiro do Sul


Uma ação eficiente de policiais militares do 6° batalhão, momentos após um roubou, crime popularmente conhecido como assalto, em Cruzeiro do Sul, resultou na prisão de três assaltantes. O fato ocorreu na tarde desta sexta-feira, 17, no bairro Cruzeirão.
Três homens roubaram duas motocicletas, um celular e uma quantia em dinheiro de R$ 500,00. O roubou foi realizado na estrada do Guajará, nas proximidades da Ponte do Batista.
O êxito na ação ocorreu, pois uma guarnição do Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO), realizava patrulhamento e se deparou com duas motocicletas sendo conduzidas pelos homens em atitude suspeita. Os militares deram voz de parada, mas foram ignorados, iniciando um acompanhamento que contou com apoio de várias viaturas fazendo bloqueio nas vias até os indivíduos serem capturados.


Além das duas motocicletas roubadas, os militares apreenderam uma espingarda calibre 16 com dois cartuchos intactos, um simulacro (arma de brinquedo) e uma quantia de R$ 140,00. O trio foi encaminhado para Delegacia Geral de Polícia Civil para serem tomadas as demais providências cabíveis ao caso.


Informações ASCOM PM

Em Sena Madureira, PM realiza apreensão de arma de fogo e drogas

As guarnições da Polícia Militar de Sena Madureira realizaram, na noite desta sexta-feira, 17, diversas ações nos bairros da cidade.
 As operações resultaram em apreensões de drogas e uma arma de fogo.


Durante as ações operacionais que ocorreram nos bairros, Cristo Libertador, Pista, Segundo Distrito e Centro, 09 pessoas foram presas e conduzidas à delegacia da cidade. Além de uma arma de fogo, calibre 16, apreendida.

Informações da Assessoria de Comunicação da PMAC

NOTA PÚBLICA DO GOVERNO DO ACRE

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em decorrência do acidente envolvendo o helicóptero Harpia 01, vem a público esclarecer que:
1. A aeronave estava em atividade, fazendo parte de uma operação orientada pela Secretaria de Segurança Pública, aliada à Operação “Fecha Fronteira”, com o foco de coibir ações criminosas na região do Segundo Distrito de Rio Branco. Com isso, o helicóptero se encontrava em um ponto estratégico que pudesse ter acesso a todos os bairros da capital de maneira rápida e eficaz.
2. O Harpia 01 se preparava para levantar voo em uma barreira policial que reduzia a velocidade de veículos. Havia um tripulante da aeronave realizando todo o procedimento de segurança para a decolagem, quando um caminhão modelo baú se aproximou do local e colidiu com uma das hélices, causando o acidente.
3. Todos os envolvidos no acidente estão fora de perigo ou risco de morte, houve apenas ferimentos leves. Dois tripulantes sofreram algumas lesões, foram encaminhados ao pronto-socorro de Rio Branco, juntamente com o motorista do caminhão e o passageiro. Todos estão bem.
4. Uma equipe da Sejusp está acompanhando todos os procedimentos a serem realizados a partir da perícia que deve ocorrer no local do acidente. Para os procedimentos cabíveis que atendem ao protocolo, já foram acionados os órgãos competentes como o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 7), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), bem como a seguradora da aeronave.
5. Por fim, vale ressaltar que toda a manutenção e documentação da aeronave encontram-se absolutamente regularizadas de acordo com a legislação vigente, bem como todos os contratos da seguradora estão em dia, sendo esta acionada pelo assegurado.
Rio Branco – Acre, 18 de janeiro de 2020.
Ricardo Brandão
Secretário de Justiça e Segurança Pública em Exercício

Polícia Militar prende dois homens e armas de fogo na baixada

A polícia militar do 1° Batalhão de Rio Branco prenderam, neste sábado, 18, dois homens na região da Baixada da Sobral. Na ação, duas armas de fogo foram apreendidas. 
Segundo informações das guarnições, os militares foram acionados via CIOSP para realizarem uma averiguação, onde um homem que havia cortado sua tornozeleira eletrônica, estaria andando pelos quintais das residências da região.
A equipe policial se deslocou ao local, onde conseguiu realizar a abordagem. Com o homem foi encontrada uma arma de fogo, com seis cartuchos calibre 28. Em sua residência foi encontrado outro armamento e mais um homem foi preso no imóvel.
Os dois foram encaminhados à Delegacia de Flagrantes (Defla).

Informações da Assessoria de Comunicação da PMAC

Acidente com helicóptero Esquilo da polícia militar do Acre


O helicóptero do estado do Acre se envolveu em um acidente na manhã deste sábado, dia 18 janeiro  quando estava preste a levantar voo, o fato ocorreu no Segundo Distrito, na capital do estado Rio Branco.
Segundo informações da equipe que prestaram os primeiros atendimentos no local, não teve vítima fatal apenas um tripulante da aeronave sofreu ferimentos leves.  Houve apenas danos no caminhão e no helicóptero.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Com a vazante do rio juruá, famílias são retiradas de área de desbarrancamento.

A Defesa Civil de Cruzeiro do Sul realizou na manhã desta quinta-feira (16) a retirada de pelo menos duas famílias que residem em área de risco, localizadas na Avenida Rio Juruá, no Bairro Miritizal. O desbarrancamento do terreno onde as casas ficavam situadas foi ocasionado devido o nível do rio Juruá reduzir, após uma cheia repentina. A defesa Civil está desmanchando as casas, feitas em madeira, para reconstruir em outro terreno no Ramal da Preguiça.
Nos últimos três anos cerca de 20 famílias foram removidas de suas casas em Cruzeiro do Sul ao longo dos rios Juruá e Moa. Segundo o Tenente Melo, administrador de desastres de Cruzeiro do Sul, além de inspecionar a área atingida, a defesa civil também está apoiando no transporte dos móveis e madeira para os terrenos que pertencem aos próprios afetados.
“Aqui no bairro do Miritizal tem cinco pontos que fazemos o monitoramento constante. Aqui como foi constatado, a erosão está causando perigo a essas famílias. Estamos dando o apoio no desmanche da residência e com os caminhões para levar e montar novamente”, explicou.
De acordo com a Defesa Civil, as áreas de desbarrancamento nos rios da cidade passam por monitoramentos periódicos, sendo necessário em alguns casos realizar a retirada de moradores.

Informações juruaonline

Pai de menina de 10 anos que engravidou comete suicídio em Tarauacá

O senhor Francisco Monteiro de Matos, pai da menina de 10 anos que está grávida de 05 meses, foi encontrado enforcado com uma corda na casa onde reside em Tarauacá, na manhã desta quinta-feira (16). A criança de 10 anos, sofre com deficiência mental e convulsões em razão de uma  epilepsia.
A polícia está investigando o estupro da vulnerável. Durante as investigações, um vizinho chegou a ser preso acusado do crime, e dias depois liberado. Alguns outros parentes da vítima também estavam sendo ouvidos pela polícia desde a semana passada.
Segundo a Polícia Civil, será aberta uma investigação para apurar a morte do pai da criança, apesar dos indícios apontarem para um possível suicídio.
Informações do site juruaonline

Semáforo é danificado por caminhão baú

O semáforo da Avenida Boulevard Thaumaturgo, próximo a escadaria da Escola São José, está sem funcionar há quase uma semana. De acordo com informações da 1ª Ciretran, a situação foi ocasionada por um caminhão baú, com altura acima do permitido, que trafegou pelo local e ocasionou o dano.
A altura permitida por legislação é de 4,40 metros. O veículo que desrespeitar a lei pode ser notificado com infração grave, com multa no valor de R$195, cinco pontos da CNH e arcar com os prejuízos. A Ciretran informou que enquanto os semáforos estiverem desligados serão colocados agentes de trânsito no local. O órgão aguarda um  veículo com plataforma, cindo de Rio Branco, para fazer a troca da sinalização, que terá altura agora de 5 metros.


Com informações do site https://juruaonline.com.br/

Polícia Militar aponta redução de crimes durante o ano de 2019



quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Acusados de furtos são presos em Cruzeiro do Sul

Os agentes da Equipe de Combate a Roubos e Furtos da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul prenderam na tarde desta terça-feira (14) três homens suspeitos de praticarem furtos em lojas na região Central da cidade. Entre os acusados, está envolvido um motorista de lotação, que realiza viagens entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco.
Com os suspeitos foram encontrados diversos produtos oriundos dos furtos. Após a polícia ser informada pelas vítimas, que dois indivíduos estavam praticando o crime nas lojas do centro, iniciaram imediatamente as buscas e conseguiram efetuar a prisão dos acusados.
Segundo o Delegado Alexnaldo Batista, os agente já organizavam se para seguir viagem para a capital no momento da prisão. "Foi um trabalho excelente em que nossa equipe de Roubos e Furtos recuperou diversos itens, tais como peças de roupas, produtos de higiene, shampoos, torneiras inox e pranchas de alisamento de cabelo. A Polícia Civil continua implacável com pessoas que insistem em se envolver ou praticar crimes no Vale do Juruá”, ressaltou.
O Delegado Alexnaldo destacou ainda o excelente trabalho de investigação e a dedicação dos policiais de Cruzeiro do Sul.

Com informações do site https://www.juruaonline.com.br/

Homem se matou em cela de delegacia de Cruzeiro do Sul


Alan Souza Silva, de 35 anos, que cometeu suicídio na cela da Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul, sofria de transtornos mentais, de acordo com informações repassadas por familiares para o Delegado responsável pela investigação, Alexnaldo Batista. O jovem já tinha passagem pela polícia por agressões a familiares e também já havia tentado contra a própria vida.
“Ele vinha tendo surtos, a família já havia sido acionada, e ele já havia respondido por outros procedimentos. A ex-companheira tinha informado que ele tinha problemas psicológicos. Estamos fazendo todo esse apanhado de informações para concluir o inquérito o mais rápido possível”, informou o delegado.
O caso ocorreu por volta das 4h da madrugada desta quarta-feira (15), após o homem ser conduzido para delegacia por ameaçar familiares com um terçado. “Ele ameaçava seus familiares com esse terçado, foi conduzido para delegacia, preso, colocado na cela, e para nossa surpresa e uma situação triste, por volta das 4h da manhã ele cometeu esse suicídio”, relatou.
De acordo com Batista, assim que os policiais constataram o suicídio acionaram a perícia e todos os procedimentos legais e necessários foram tomados.
“No momento que o policial encontrou o corpo já acionou a polícia, me acionou, nos dirigimos imediatamente para delegacia. Chegando no local fomos ver o corpo, e constatamos uma situação clara de suicídio, onde ele pegou as próprias vestes, fez uma corda, amarrou no pescoço, como uma forca e cometeu esse suicídio”, contou.
Mesmo que todos os indícios apontem para um suicídio, o delegado explicou que foi aberto um inquérito para investigação do caso. Ele relatou que há mais de 11 anos não era registrado nenhum caso como esse, e enfatizou que o preso estava sozinho na cela.
“A polícia civil vai tomar todas as providências, o corpo já foi conduzido para o IML, será liberado para família, e já foi instaurado o inquérito policial para deixar bem claro todas as evidências e como ocorreu toda essa dinâmica. Os demais presos alegaram que não viram nada, estavam lá mas não perceberam, só souberam quando o policial alertou a eles sobre o que havia ocorrido na cela”, finalizou o delegado.

Informações do site https://www.juruaonline.com.br/