Durante o IV Fórum de Cultura Municipal, realizado no ultimo sábado (11) no Teatro dos Náuas, em Cruzeiro do Sul (AC), os artistas locais discutiram sobre as problemáticas e soluções que devem ser tomadas para que o setor possa receber fundos para trabalhar com cultura na cidade.O evento iniciou com apresentações culturais, como rodas de capoeira e dança do grupo “Swing da Mata”.
A atividade promovida pelo Conselho Municipal de Cultura teve como principal discussão a minuta de lei que trata sobre o Fundo Municipal de Cultura. Somente com essa criação e aprovação que o município poderá receber recursos estaduais e federais referentes ao setor, sendo esse um item obrigatório.
De acordo com o presidente do conselho de cultura, Aldemir Maciel , a lei já foi criada e encontra-se na prefeitura, necessitando apenas ser encaminhada para ser aprovada na Câmara de Vereadores.
“O ministério nos deu um prazo, e o prazo já está acabando. Temos apenas três meses para aprovar a lei que vai criar o fundo municipal de cultura. O município que não criar esse fundo vai começar a perder recursos do governo federal. Por ano chegam recursos de aproximadamente R$300 mil”, disse.
Apesar dos avanços já alcançados elo setor de cultura, como a criação do conselho em 2010, a realização das conferencias anuais, a adesão ao sistema estadual e nacional de cultura, ainda falta muito a ser alcançado segundo o músico Emersson Gaspar em razão da falta de recursos voltado ara o setor.
“A falta hoje é para a formação dos atores ou em qualquer outra área artística, e também na qualidade do evento. A gente tem que improvisar coisas que com dinheiro conseguiríamos fazer um espetáculo de maior qualidade”, falou.
Para a coordenadora do gruo de dança Trilo x, Maria José, a falta de recursos voltados para cultura é a principal dificuldade ara o setor, que precisa por muitas vezes buscar outras alternativas.
“Sofremos tudo que não favorece o crescimento da arte. Não tem como trabalhar o crescimento cultural se não tivermos fundo”, destacou.
Clerton também é musico de Cruzeiro do Sul e pede agilidade na aprovação da minuta de lei que trata sobre o fundo municipal ara cultura.
“Nós artistas muitas vezes precisamos tirar dinheiro do próprio bolso para fazer cultura. É uma batalha pois não existe incentivo”, relatou.
Além do Fundo que viabiliza recursos ara cultura a lei trata ainda sobre a criação de um centro de cultura, a criação de um calendário cultural, realização de feiras e amostras culturais, estimulo a criação de projetos, parceria entre setor publico e privado, entre diversos outros pontos.
Por Vanisia Nery do site Juruaonline.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário