imagem jamisson souza da tv juruá |
Representantes de órgãos de produção do estado, do município e o Ibama se reuniram com trabalhadores rurais, em uma propriedade agrícola da Vila Assis Brasil, em Cruzeiro do Sul, para discutir e apresentar alternativas de plantio sem a utilização dos métodos tradicionais da queima.
O trabalhador rural Verdi Ferreira da Silva é um exemplo vivo de que é possível aliar a produção à preservação do meio ambiente. Ele conta que há cinco anos excluiu as queimadas dos seus métodos de cultivo. Continua produzindo na mesma terra, com uma qualidade melhor e um aumento significativo na safra.
“Só este ano colhi mais de 13 mil abacates o que significa um retorno de R$ 4 mil e ainda produzimos várias outras frutas, além do cultivo de mandioca que não parou”, disse.
Devido ao alto rendimento que vem conseguindo sem o uso do fogo, a propriedade de Ferreira foi à escolhida para sediar o encontro. Representantes do Deracre, Seaprof, secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura e todos os integrantes da Brigada PrevFogo estiveram discutindo o assunto, com agricultores e lideranças rurais, além de técnicos agrícolas de outros municípios.
O agricultor José Victor dos Santos morador no Ramal 6, BR-364 disse que entende a necessidade e a importância para o meio ambiente da não utilização do fogo, mas lembra que na sua comunidade não existem ações do estado ou da prefeitura que sirvam de alternativas para evitar as queimadas.
Genival Moura do Site Juruá Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário