Os militares do Exército, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar foram os primeiros a desfilar. O 61º BIS marchou com um efetivo de mais de 400 homens, segundo o comandante, coronel Alexandre Guerra, a intenção foi mostrar para a sociedade, a força do batalhão que pode inclusive, ser utilizado, em caso de necessidade nesse período eleitoral.
Em seguida, se apresentaram algumas entidades que trabalham com crianças, entre elas, escolas de futebol, artes marciais e várias outras que prestam serviço social.
Este ano, por exigência das autoridades eleitorais, o município deixou de levar para a avenida as atividades mais destacadas das secretarias municipais e outros serviços. O prefeito Vagner Sales e o vice Mazinho Santiago, também não puderam ocupar o palanque por serem candidatos à reeleição.
As principais atrações foram mesmo as escolas, 15 municipais e 6 estaduais, além do Instituto Santa Terezinha. Como se fosse um desfile de escola de samba, as instituições de ensino trouxeram em suas apresentações temas referentes a cultura local, culinária, história da cidade e também retrataram obras literárias e grandes escritores brasileiros. As apresentações mostraram a importância cultural e didática do desfile, já que os estudantes exercitam seus conhecimentos durante a preparação para apresentaram os temas escolhidos.
As grandes escolas estaduais de ensino médio, entre elas, Flodoardo Cabral, Dom Henrique Ruth e Craveiro Costa foram as últimas a desfilarem com centenas de alunos e suas famosas fanfarras. O desfile encerrou por volta das 21h30 com a passagem dos cavaleiros das comitivas.
O secretário municipal de educação, Ivo Galvão, amenizou a questão das restrições eleitorais e disse que o município procurou observar as exigências e realizar o desfile dentro do que era possível. Ele exaltou a participação do público e as apresentações criativas das escolas. “Acho que nada tirou o brilho e mais uma vez fizemos uma bonita festa em homenagem a nossa cidade”, finalizou.
Genival Moura do Site Juruá Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário